O que é Letramento Digital?
O Letramento Digital envolve a capacidade de leitura e escrita em telas de celulares e computadores, bem como a utilização desses recursos tecnológicos. Seu conceito deriva da noção de letramento já presente na educação brasileira desde os anos 80, mas que precisou ser aplicado ao mundo digital após a expansão tecnológica vivenciada pela sociedade. A palavra letramento remete a letras e também ao processo de alfabetização dos alunos. Mas, para além da simples decodificação das palavras, as pessoas precisam compreender o contexto das produções textuais. Ou seja, saber quando se usa cada gênero, como se cria e interpreta discursos e as suas intenções comunicativas. Ampliando esse conceito, com o acréscimo do adjetivo “digital”, tem-se, então, a capacidade de compreender as situações de leitura e escrita no contexto tecnológico. Logo, o letramento pode ser entendido como a “leitura do mundo”, que permite uma maior compreensão sobre as situações comunicativas que nos rodeiam.
Qual o objetivo do Letramento Digital?
O Letramento Digital tem como objetivo ensinar um conjunto de competências que possibilita ao estudante entender aquilo que lê digitalmente. Vale ressaltar que essa modalidade não trata apenas da capacidade de leitura e escrita nas telas. Ela inclui também a utilização dos recursos tecnológicos relacionados. Esse processo de aprendizagem se assemelha ao ensino de um novo idioma, já que a forma como as informações são disponibilizadas na internet difere dos meios analógicos, por exemplo. Isso porque a linguagem digital apresenta códigos verbais e não verbais, como palavras, links, janelas, imagens, vídeos, sons, desenhos e demais símbolos.
Quais as vantagens do Letramento Digital na educação?
O domínio de múltiplas habilidades é uma das principais vantagens do Letramento Digital, pois ele estimula a multidisciplinaridade e a cooperação entre as diferentes áreas de conhecimento. Logo, os alunos são preparados para lidar com situações que solicitam tais competências na vida pessoal e profissional.
Além disso, ao participar de atividades coletivas, o estudante tem a oportunidade de expor suas ideias e aprende a interagir e a interpretar os conteúdos digitais. Portanto, ele aperfeiçoa sua comunicação e tem mais facilidade para estabelecer relações interpessoais, quesito indispensável para o crescimento social. Porém, mesmo que os alunos estejam mais acostumados com as mídias digitais, é comum ver casos em que eles não utilizam essas ferramentas de forma correta. Dessa maneira, com o ensino pelo Letramento Digital, o estudante ganha mais autonomia e aprende, de forma crítica, como aproveitar os reais benefícios oferecidos pela tecnologia.
O projeto acontece no contraturno escolar no polo de atendimento da AEDEC Brasil no Shopping Park, reúne crianças e jovens a partir de 07 anos do bairro.
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ENERGIA QUE CONTAGIA
O projeto atende a população de 06 a 18 anos das cidades de Paracatu em Minas Gerais e Itumbiara em Goiás, nas modalidades basquete e handball, para ambos os sexos, promovendo integração social a partir do esporte.
A prática esportiva no dia a dia das pessoas tem como papel fortalecer vínculos comunitários e familiares, através do conceito de que juntos somos mais fortes.
O projeto visa a promoção de saúde através de atividades esportivas, que possibilitem o pleno contato com o esporte, contribuindo para diminuição da desigualdade social, e afastar cada vez mais as crianças e jovens dos riscos sociais que hoje são inerentes a nossa realidade. A ideia base deste projeto é a oferta da modalidade corrida de rua, esporte tão praticado ao redor do mundo, em várias idades.
Uma formação de jovens com uma visão de vida e atitudes empreendedoras, impulsionada com vivências artístico-culturais para transformar sonhos em realidade. O projeto ArteMove – Cultura e Empreendedorismo foi pensado para contribuir no desenvolvimento do protagonismo juvenil, preparando os educandos para a vida e a transição entre o mundo da educação e o mundo do trabalho.
O Letramento Digital envolve a capacidade de leitura e escrita em telas de celulares e computadores, bem como a utilização desses recursos tecnológicos. Seu conceito deriva da noção de letramento já presente na educação brasileira desde os anos 80, mas que precisou ser aplicado ao mundo digital após a expansão tecnológica vivenciada pela sociedade.
As cestas literárias fazem referencia ao projeto Cesta na Educação, que foi o primeiro a receber essas cestas que se tornam verdadeiras estantes expositoras de livros a disposição da população.
As Cestas literárias são colocadas em espaços onde acontecem os projetos esportivos da AEDEC Brasil.
O Projeto Incluir Esporte Dança Arte visa atender crianças, adolescentes e adultos com deficiência através da dança inclusiva e Para Dance Sport em parceria com instituições que promovem o trabalho de inclusão na cidade. Nossos objetivos são executar oficinas de dança inclusiva e Dança Esportiva durante o período de 12 meses para pessoas com deficiência.
O projeto Vida Ativa II é uma parceria entre a AEDEC Brasil e o Cimento Nacional nosso grande patrocinador, e temos como objetivo principal oferecer atividade física e de lazer para adolescentes, adultos e idosos utilizando o atletismo como ferramenta de promoção de saúde e qualidade de vida por intermédio da prática esportiva para ambos os sexos, como forma de promoção da saúde, desenvolvimento saudável e qualidade de vida de forma lúdica, propositiva e muito divertida.
A AEDEC Brasil tem por natureza apoiar o desenvolvimento esportivo, desde a base, mas também sabemos que muitos atletas de alto rendimento tem seus sonhos cerceados pela pouca estrutura e investimentos no esporte e em modalidades pouco difundidas no cenário nacional, cientes disse a AEDEC Brasil busca apoiar esses atletas de alto rendimento, oferecemos a estes atletas nossa estrutura administrativa, nossos conhecimentos técnicos na elaboração e execução de projetos incentivos e assim tentamos minimizar o grande abismo que existe entre os atletas e a profissionalização esportiva.
Uberlândia Tênis em cadeira de rodas, um projeto de iniciação esportiva que nasce dentro do contexto do Uberlândia Whellchair Tennis Open, torneio que faz parte do circuito internacional, que é realizado desde 2016 em Uberlândia pelo nosso parceiro e associado Raphael Oliveira, e que juntamente com a AEDEC Brasil revelou talento na modalidade em nossa cidade.
O projeto atende aos alunos da rede pública de ensino da cidade de Tupaciguara, Minas Gerais, em atividades esportivas, nas modalidades Judô, Natação e Futsal e Futebol, promovendo integração social a partir do esporte. A iniciação a prática esportiva no dia a dia de crianças e adolescentes de escolas públicas, fortalecer vínculos comunitário e familiar, através do conceito de que juntos somos mais fortes, e com a participação da comunidade e da família é possível criar uma rede de apoio e de proteção as nossas crianças e adolescentes.
Pontuando no esporte e na vida, projeto de iniciação esportiva que através do basquete, dissemina : respeito às regras, estimular a criatividade e a tomada de decisão, com responsabilidade, cooperação, respeito e ética. Desperta o hábito da atividade física em crianças e adolescentes, valorizando a educação e, quando possível, descobrindo e incentivando talentos.
O projeto atende a população de 06 a 18 anos da cidade de Tupaciguara, Minas Gerais, em atividades esportiva nas modalidades Futsal, Futebol de Campo e Judô, para ambos os sexos, promovendo integração social a partir do esporte. A prática esportiva no dia a dia das pessoas tem como papel fortalecer vínculos comunitários e familiares, através do conceito de que juntos somos mais fortes.
Em 2019, surgiu a Liga de Basquete do Triângulo -LBT, uma liga independente que visava integrar as equipes da região promovendo um torneio sem custos administrativos e totalmente gratuito a seus participantes, ela é viabilizada através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social com destaque para a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.